Programa PARATAEKWONDO

Programa PARATAEKWONDO

PROGRAMA PARATAEKWONDO LIGA NACIONAL DE TAEKWONDO EM PARCERIA COM A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PARATAEKWONDO
APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

Esse Programa tem sua origem da FPPTKD (Federação Pernambucana de Parataekwondo) entidade parceira da Liga Nacional de Taekwondo e da Confederação Brasileira de Parataekwondo, com a estrutura acadêmica desenvolvida pelo Prof. Me. Jadiel Eurico de Araujo e pela Profª Ma. Joyce Martins. Com o objetivo o objetivo de apresentar a estrutura do novo e verdadeiro, parataekwondo inclusivo sem barreiras! Segundo o IBGE, no Brasil 17,2 milhões de pessoas com deficiência. Isso corresponde a 8,4% da
população. Desse público há um grande quantitativo de crianças e jovens, não inclusos em atividades física ou esportiva, por não terem opção ou referência um espaço que tenha um atendimento de qualidade, conciliando espaço e atendimento inclusivo, com profissionais preparados para recepcionalos e atendêlos com empatia, competência e capacidade. A proposta está inserida em um amplo projeto direcionado ao atendimento e a inclusão da PNEE (pessoa com necessidade educacional especial), em especial aqueles com TGD (transtorno global do desenvolvimento) como também, crianças e jovens em estado de vulnerabilidade social, através de uma formação voltada ao desenvolvimento da aprendizagem com um olhar clínico para múltiplas habilidades. Os profissionais receberão uma formação sobre vários aspetos cognitivo e comportamental, no caso, teórico e prático, sobre as relações interpessoais do público alvo, com profissionais e seus familiares. Utilizando métodos, metodologias e didáticas variadas, com um respaldo acadêmico baseados em conceitos da Educação Inclusiva, da educação especial, da inclusão intelectual, da estrutura psicomotora e psicossocial, da psicopedagogia clínica e institucional, da pedagogia inclusiva e do afeto, da ludicidade e corporeidadetodos os direcionamentos
atrelados as atividades do paratekwondo.
Para elaboração e execução desse novo parataekwondo, que não visa medalhas, mas sim, o título da oportunidade em oportunizar uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos, ou seja, do aluno ao professor, da família a instituição que promoverá as ações em suas instalações. Inicialmente um árduo trabalho de formação das federações e, concomitantemente, um amplo programa de capacitação e qualificação profissional para os professores, mestres e grão mestres todos imbuídos da desafiadora, missão de transformar a vida de muitas pessoas com necessidades educacionais especiais, através das suas práticas pedagógicas Esse conjunto de ações já estão fazendo a FPPTKD (Federação Pernambucana de Parataekwondo), LNT (Liga Nacional de Taekwondo), e da CBPTKD (Confederação Brasileira de Parataekwondo) serem referência do parataekwondo nacional, não apenas por
títulos, mas principalmente por apresentar ao poder público e privado sua grande funcionalidade na inserção social, no desenvolvimento da aprendizagem do público alvo e na qualidade de vida em todos os envolvidos, pois há um processo sociointeracionista entre todos os envolvidos, ou seja, através da essência marcial, proporcionada pelo taekwondo, pelo sistema epistêmico evolucional no taekwondo da Liga Nacional, através dos meios de formação e pelos múltiplos aportes acadêmicos. Esse novo para parataekwondo é apresentado com uma estrutura acadêmica que vem sendo um meio de formação, não apenas para profissionais do taekwondo, mas para muitos profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Um bom exemplo acontece no estado de Pernambuco, onde vários profissionais de educação e saúde, estão buscando essas formações junto aos professores e mestres nas formações elaboradas pela FPPTKD, no caso, essas capacitações tem como parceiros a SDSCJ (Secretaria de Desenvolvimento Social da Criança e Juventude) o IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco), a FACIGMA
(Faculdade Integrada de Gestão e Meio Ambiente) e várias escolas da rede pública e privada.
Alavancando toda essa estrutura de conhecimento e crescimento pessoal e profissional
a Liga Nacional de Taekwondo vem fomentando várias ações, a nível nacional e internacional, que vem colocando-a como uma instituição protagonista das melhores e
maiores ações em contribuição para o desenvolvimento do público alvo, pois há uma constante valorização pela formação dos seus membros baseados na ética, empatia,
capacidade, competência, valorização ao conhecimento e muita humildade… são fundamentos que solidificam as bases ideológicas do taekwondo e do parataekwondo. Onde,
também podemos pontuar: vem oportunizando formações de altíssima qualidade aos profissionais da Liga Nacional de Taekwondo de vários estados; apresenta os múltiplos direcionamentos da inteligência cinestésica (momentos práticos nas oficinas); apresenta as academias e federações como um ambiente inclusivo de grande qualidade ao público alvo AFEE (atendimento físico educacional especializado) ; transforma a estruturar do espaço físico para acolher e atender as múltiplas especificidades; apresenta um novo parataekwondo inclusivo em diferentes espaços com conceitos e ideias que promovem o crescimento de todos; proporciona momentos inesquecíveis de um inclusão re
al fortalecendo o vínculo entre os profissionais, a instituição e os atendidos, criando um espaço de referência. Como resultados esperados a Liga Nacional de Taekwondo pode pontuar os seguintes: Promover uma grande satisfação em todos os envolvidos; apresentar suas federações como uma rede de apoio na formação de profissionais de múltiplas áreas do conhecimento; crescimento pessoal e profissional a todos os envolvidos; reconhecimento, pelas instituições públicas e privadas, da grande importância da execução dessas ações que contemplarão um grande número de pessoas com deficiência física, intelectual e socioeconômica.

PROGRAMA PARATAEKWONDO LIGA NACIONAL DE TAEKWONDO EM PARCERIA COM A
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PARATAEKWONDO

Estrutura do Programa:
MÓDULO l
Estrutura organizacional Documental e pedagógica l:
1. Elaboração do Estatuto e ATA de fundação;

2. A importância da formação para o corpo docente;

3. Organização para o espaço inclusivo;

MODÚLO ll
Estrutura organizacional Pedagógica ll:
1. Método, metodologia e didática na estrutura pedagógica;

2. Adaptação de materiais pedagógicos;

3. Elaboração e execução de projetos direcionados a PNEE;
MODÚLO lll
Estrutura organizacional Pedagógica lll:
1. Elaboração e execução de projetos para rede pública e privada;

2. Práticas pedagógicas para escolas e academias;

3. Processo avaliativo em PNEE;
MODÚLO lV
Estrutura organizacional Pedagógica lV:
1. Inteligência cinestésica:

2. Práticas lúdicas para PNEE;

3. Desenvolvimento psicomotor;

4. Desenvolvimento psicossocial;
A CBPTKD (confederação brasileira de parataewondo), junto com o Instituto Defense e o Desenvolver:
Terapias e Formações. Organizaram esse Programa de Formação para criação e desenvolvimento das
Federações de Parataekwondo, em todo território nacional. Essa formação conta com uma super estrutura
acadêmica, direcionada ao crescimento pessoal e profissional de cada participante. Como, também, o
trabalho acoplado entre: Federação, associações, academias, terapias, meio acadêmico, escola e família.
Toda essa estrutura tem o apoio de LNT (Liga Nacional de Taekwondo).
Mais Informações:
Prof. Me. Joyce Vieira Martins dos Santos
[email protected] / (11) 974614356
Prof. Me. Jadiel Eurico de Araujo
[email protected] / (81) 98194705

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